Check-in em hotéis brasileiros vai ficar mais fácil, rápido e seguro

Quem viaja a lazer ou a trabalho não quer perder tempo. O objetivo é aproveitar ao máximo cada momento. Pensando em tornar essa jornada mais fluida, o Ministério do Turismo (MTur) digitalizou a tradicional Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH). A nova tecnologia, que pode ser testada em primeira mão pelos visitantes do 8º Salão do Turismo, promete transformar o processo de registro e a gestão dos meios de hospedagem em todo o país.

Desenvolvida pelo Serpro para o MTur, a FNRH Digital foi concebida para simplificar o processo de registro de hóspedes, que é obrigatório por lei. Ao substituir o preenchimento manual por um sistema digital, a solução oferece à rede hoteleira uma ferramenta eficiente, reduzindo a burocracia e aumentando a segurança dos dados. O hóspede, por sua vez, pode realizar o check-in de maneira rápida e prática através de um QR Code e utilizando o login Gov.br. Caso não tenha acesso a um celular, o estabelecimento pode oferecer um dispositivo para o preenchimento das informações diretamente no sistema.

Benefícios para todos

Para os meios de hospedagem, a FNRH Digital representa uma redução significativa de custos operacionais, eliminando a necessidade de armazenamento físico de documentos e agilizando o processo de check-in. A segurança dos dados também é um ponto forte, com a utilização de tecnologias avançadas para proteger as informações sensíveis dos hóspedes, protegendo os estabelecimentos contra fraudes e outras ameaças cibernéticas.

Para o MTur, a digitalização dos registros permite a consolidação de dados em todo o território nacional, facilitando a análise e o planejamento de políticas públicas mais eficazes. Com a capacidade de monitorar o setor hoteleiro em tempo real, o Ministério pode responder de forma mais rápida a mudanças no comportamento dos turistas e nas demandas do mercado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil.

Segurança e planejamento

Segundo Flávio Pinheiro, analista de Negócios do Serpro, uma das grandes inovações da FNRH digital é a previsão de sua integração com os sistemas da Polícia Federal, agilizando os processos de controle migratório e de segurança nacional. Essa medida é fundamental para monitorar de forma mais eficiente o fluxo de turistas internacionais, contribuindo para a segurança do país e facilitando o cumprimento das obrigações legais por parte dos estabelecimentos hoteleiros.

O uso dessa tecnologia, avalia Flávio, vai permitir ao MTur uma visão abrangente e em tempo real do setor de hospedagem no Brasil, com acesso a uma série de indicadores e métricas, como: taxa de ocupação por região; perfil dos hóspedes; fluxo de hóspedes estrangeiros; além de previsões e tendências obtidas por meio de ferramentas de análise preditiva que utilizam inteligência artificial.

“A capacidade de gerar relatórios detalhados e a possibilidade de monitoramento em tempo real permitem uma gestão mais proativa e eficiente dos riscos, tanto para os turistas quanto para as autoridades. Além disso, a solução contribui para uma imagem positiva do Brasil como um destino seguro e bem-organizado, o que pode atrair mais visitantes e estimular o crescimento econômico”, analisa Flávio.

Disponível para toda a rede

Ainda em fase de testes, a nova FNRH Digital será disponibilizada, em breve, para toda rede hoteleira. De acordo com a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, o engajamento do setor será fundamental para o sucesso dessa iniciativa. “A participação ativa dos hotéis será essencial para que a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspede Digital se consolide como uma ferramenta eficaz no aprimoramento do turismo no Brasil. É importante lembrar que o preenchimento e o envio da FNRH são obrigatórios, conforme estabelecido na Lei Geral do Turismo, o que reforça a necessidade de adesão por parte de todos os estabelecimentos do setor”, destacou.

Flávio Pinheiro e Anderson Pinto no 8° Salão do Turismo

O setor de turismo representa cerca de 8% do PIB do país, que conta com cerca de 32 mil meios de hospedagem registrados, movimentando mais de 90 milhões de hóspedes anualmente.

“A FNRH Digital foi projetada para suportar um grande volume de acessos simultâneos, garantindo um desempenho estável e eficiente, mesmo durante os picos turísticos. Esse sistema robusto e escalável está preparado para acompanhar o crescimento esperado do turismo, contribuindo para o desenvolvimento do setor e da economia como um todo”, acrescenta Flávio Pinheiro.

Demonstração

Flávio e o analista Anderson Pinto foram os especialistas do Serpro presentes ao 8º Salão do turismo, realizado de 8 a 11 de agosto no Riocentro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, eles auxiliaram o MTur na demonstração da solução para o público presente ao evento.

“No estande do Ministério do Turismo no Salão, foi disponibilizado um QR Code que simula o check-in digital, proporcionando uma experiência prática de como será a jornada do hóspede com a tecnologia. A simulação permitiu uma melhor compreensão do processo de digitalização, do registro inicial até a integração dos dados com o sistema central, destacando a praticidade e a segurança que a solução oferece”, completou o analista do Serpro.

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