Nova versão do Datavalid amplia modalidades de validação para facilitar a identificação e o onboarding digital

Especialmente desenvolvida para auxiliar na segurança dos negócios digitais, solução reúne reconhecimento biográfico e biométrico (facial e de impressões digitais), prova de vida e decodificação do QR Code da CNH

Com a evolução constante dos negócios no mundo digital, a necessidade de soluções seguras e eficientes para a validação de identidade nunca foi tão importante para empresas e consumidores. Nessa crescente, os clientes preferem a biometria facial para reduzir a insegurança para realizar suas transações online. Do lado das empresas, saber se um cliente é quem diz ser é o grande diferencial entre receita ou prejuízo com fraudes de identidade.

Pensando nesse cenário o Serpro atualizou o Datavalid, sua principal solução de validação de identidade. O produto que é utilizado por centenas de empresas, acaba de se tornar um robusto ecossistema de validação de identidade digital, combinando modalidades de validação para aprimorar ainda mais os ambientes de negócio no mercado digital.

Confira a seguir as principais novidades desse lançamento.

Prova de vida com validação facial

A prova de vida com validação facial é uma importante tecnologia para assegurar uma checagem confiável da presença do usuário durante a captura facial no fluxo de validação, mitigando a falsa representação do usuário pelo uso indevido de sua imagem por terceiros. Isso aumenta a camada de prevenção à fraude de identidade.

O Datavalid possibilita três formas diferentes de utilização da prova de vida. Para clientes que possuem aplicativo próprio, isso pode ser feito via API (captura da selfie de responsabilidade do cliente) ou via Bioconnect (componente/SDK a ser embarcado na aplicação do cliente e responsável pelo processo de captura da selfie). Para aqueles que não possuem aplicativo próprio, é possível utilizar o app Datavalid, que está pronto para uso e disponível gratuitamente nas lojas Android e iOS. Tanto app Datavalid quanto Bioconnect utilizam prova de vida passiva com validação facial.

Segundo o gestor do produto, Thiago Piculo, com o app ou o Bioconnect, o usuário posiciona o rosto na frente da câmera e, sem a necessidade de movimentos específicos, a captura de selfie é realizada para checagem de vivacidade. “O Datavalid realiza a validação dos dados nas bases da Senatran e retorna o percentual de similaridade para a validação facial. Se a selfie for detectada como falsa pela checagem de vivacidade, o sistema interrompe o fluxo de validação”, acrescenta Piculo.

Decodificação do QR Code da CNH

Outra inovação é a capacidade de ler, decodificar e validar os dados do QR Code da CNH. Com essa funcionalidade, o Datavalid retorna o texto do QR Code, já validado na base oficial do governo, de modo a garantir maior assertividade e celeridade no onboarding de clientes.

Validação individualizada das impressões digitais

Nessa nova versão, a validação biométrica de impressão digital apresenta melhorias significativas em termos de acurácia e passa a ser individualizada por dedo. Ou seja, haverá um retorno de percentual de similaridade para cada uma das impressões digitais capturadas.

Segurança em primeiro lugar

O Datavalid é uma solução robusta que garante a segurança das informações. Com uma acurácia de 99,9% na validação biométrica e acesso online e em tempo real a dados atualizados de bases oficiais, ele oferece uma confiabilidade que se destaca no mercado. Além disso, o Datavalid possui as certificações internacionais ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 27701 que atestam a segurança e a privacidade da solução de validação de identidade desenvolvida pelo Serpro.

+1.53 bilhões de validações

Os números demonstram a enorme relevância do Datavalid para prevenção à fraude em ambientes de negócios digitais. Até último mês, foram realizadas +1.53 bilhões de validações de sucesso. Destas, +14.2 milhões representam possíveis fraudes evitadas. Assim, o Datavalid ajudou a evitar mais de R$13.1 bilhões em perdas financeiras por fraudes de identidade (ClearSale, mapa da fraude 2023).

Aplicações práticas

Versátil, o Datavalid pode ser utilizado no onboarding de diversos setores para garantir segurança e melhorar resultados nos negócios. A solução já é aplicada com sucesso em vários segmentos, como:

  • Instituições bancárias, onde facilita a abertura de contas e a contratação de produtos financeiros;
  • Varejistas, para reduzir chargeback, aperfeiçoar programas de fidelidade, oferecer empréstimos e outros serviços;
  • Aplicativos de Transporte, para garantir a validação de motoristas de forma rápida e segura;
  • Órgãos públicos e entidades representativas, que usam para combater fraudes em processos de cadastramento
  • Locadoras de veículos e seguradoras, para simplificar o cadastro e contratações

Para todos os negócios

“Atendendo os anseios do mercado, evoluímos o nosso produto para propiciar camadas adicionais de segurança aos negócios de nossos clientes, sejam eles do grande ou pequeno porte. Além disso, não existe assinatura mensal e o pagamento é feito por validação, com descontos progressivos conforme o consumo”, destaca Claudine Giacomitti, gerente da divisão de produtos de biometria e validação do Serpro.

Inscreva-se no boletim CertiDigital

Inscreva-se em nosso boletim para receber notícias e promoções!

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.

O Certificado Digital do Brasil

Endereço

© 2024 Desenvolvido por BrasilCert

Carregando …